Programas de desenvolvimento profissional são destaques na Tamoios
Vagas de estágio e aprendiz visam contribuir na carreira dos estudantes
A Concessionária Tamoios em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola disponibiliza diversas vagas para jovens aprendizes e estagiários. O intuito é a inclusão social do estudante no mercado de trabalho.
A Lei do Aprendiz n° 10.097/2000 estabelece que empresas de médio e grande porte contratem jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.
A Concessionária também abre vagas de estágio por meio da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e participa do processo de formação do estudante, possibilitando o alinhamento da teoria aprendida em sala de aula à prática do dia a dia de uma empresa.
A Analista de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Concessionária Tamoios, Glaucia Gouvêa, explica a diferença entre os programas: “O programa de aprendiz é para o jovem que não tem ensino superior e o de estágio é para quem está cursando ensino superior. O jovem aprendiz recebe o salário mais os benefícios da empresa e os estagiários recebem bolsa auxílio mais os benefícios. Ambos contribuem positivamente na formação profissional do estudante.”
Programa Jovem Aprendiz
A Tamoios disponibiliza as vagas de acordo com sua necessidade. O contrato, carga horária e divulgação de vagas é feita pelo CIEE, que entra em contato com a Concessionária encaminhando os candidatos pré-selecionados.
O CIEE oferece a capacitação teórica para os aprendizes, além de integrá-los ao mercado de trabalho. Durante o programa, o aprendiz cumpre parte da carga horária na empresa e participa de cursos profissionalizantes em instituições externas.
Programa de Estágio
No programa de estágio, a carga horária varia de quatro a seis horas por dia e o estudante precisa estar regularmente matriculado em um curso correspondente a sua área de atuação. Nesse programa, o jovem adquire a experiência que precisa para se tornar um profissional atuante no mercado.
Ambas as experiências (Estágio e Jovem Aprendiz) visam contribuir na carreira dos estudantes. Em 2019, foram contratados pela Concessionária três aprendizes e quatro estagiários.
“Por geralmente ser a primeira oportunidade de emprego dos candidatos, não exigimos nenhum tipo de experiencia prática de trabalho”, ressalta Glaucia.
Para Benedito Edésio Marcondes Junior, aprendiz na Área de Operações, a oportunidade desenvolve características que o mercado de trabalho necessita: “Como foi o primeiro trabalho registrado que eu tive, percebi a construção de um caráter mais responsável. Vi que o meu trabalho tem impacto na sociedade, na rodovia e no desempenho da própria empresa”, afirma Benedito.
O objetivo da Concessionária é capacitar os jovens para o mercado de trabalho e contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.