Tamoios atua na área ambiental com foco na população lindeira
Responsável pela administração da rodovia dos Tamoios e obras de duplicação, a Concessionária age na conscientização da população
Desde que assumiu a concessão da rodovia e a responsabilidade das obras de duplicação do trecho de Serra da Tamoios, em abril de 2015, o Meio Ambiente foi uma das principais preocupações da concessionária. Em 2018, foram muitas conquistas na área ambiental que contaram com o envolvimento da população lindeira.
No ano passado, os municípios de Taubaté, Redenção da Serra, Paraibuna, Jacareí, São José dos Campos e Cruzeiro receberam, juntos, cerca de 112 mil mudas do Programa de Plantio Tamoios, desenvolvido em parceria com o ONG Corredor Ecológico, que tem como objetivo restaurar conexões entre os fragmentos de mata atlântica. Desde o início do programa já foram plantadas mais de 280 mil árvores, acumulando 170 hectares restaurados.
A educação da população também é um fator de importância para que o processo seja completo. Em parceria com escolas de Paraibuna e São José dos Campos, o projeto “O Verde e o Azul no Vale” atingiu em 2018 mais de 3.2 mil alunos de 6 escolas municipais de Paraibuna e 18 unidades da FUNDHAS - Fundação Hélio Augusto de Souza, instituição sem fins lucrativos que oferece atividades socioeducativas aos estudantes da rede pública de São José dos Campos.
Em 2018 ocorreu pela primeira vez o Festival “Mascotes do Vale” com as escolas participantes do programa. O tema escolhido para a atividade teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da fauna no Vale do Paraíba. Os desenhos tinham que representar o debate sobre a importância do cuidado com o “azul” para a preservação da fauna local.
Além dos programas de educação, a Concessionária realiza o afugentamento, resgate e soltura de animais. Dos 17 animais resgatados na faixa de domínio da Tamoios em 2018, 6 já foram reintroduzidos à natureza e 4, que estão sendo cuidados com alta veterinária, aguardam a autorização de soltura.
A Concessionária Tamoios tem grande parte de sua operação e obras dentro o Parque Estadual da Serra do Mar. Os funcionários Tamoios fazem treinamento específico de cuidados ambientais para uma boa integração entre os trabalhos necessários para a realização da obra e preservação da mata e dos animais que residem no local. O objetivo do treinamento é observar, in loco, algumas espécies da Mata Atlântica e os cuidados específicos que precisão ser adotados. No ano passado, 1.534 funcionários passaram pela capacitação no parque, totalizando 3.417 desde o início da Concessão.
Plantio
Em 2018 foram plantadas 112.050 árvores, acumulando 282.069 já plantadas.
Já em área plantada, foram 68.46 hectares, totalizando 170.39 desde o início do programa.
As cidades que receberam os plantios compensatórios foram Taubaté, Redenção da Serra, Paraibuna, Jacareí, São José dos Campos e Cruzeiro.
Projeto O Verde e azul no vale
Em 2018, 3.200 alunos participaram do Programa.
Foram 6 escolas de Paraibuna, com 800 alunos, e 18 unidades da FUNDHAS - Fundação Hélio Augusto de Souza com 2.400 alunos.
O festival “Mascotes do Vale” premiou desenhos de alunos da Rede Municipal de Paraibuna.
Treinamento no Parque Estadual da Serra do Mar - PESM
Em 2018, 1.534 funcionários passaram pela capacitação do parque, totalizando 3.417 desde o início da concessão.