Emergências ligue 0800 545 0000

Governador faz visita técnica às obras de duplicação da Tamoios

Durante vistoria às obra no trecho de serra houve detonação de rocha no Túnel 1, que terá 2.850 metros de extensão e duas faixas de rolament

postado em 29 de agosto de 2017


São Paulo, 28 de agosto de 2017. O Governador Geraldo Alckmin acompanhou na manhã desta segunda-feira (dia 28), durante visita técnica às obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios (SP-099), a primeira detonação de grande porte do Túnel 1 da nova pista. Com 2.850 metros de extensão e duas faixas de rolamento, o emboque onde foi realizada a detonação fica nas proximidades do futuro km 65,5 do novo segmento.

Duplicação. Principal intervenção do contrato de concessão, a duplicação da Tamoios no trecho de serra está com 21,43% de obras realizadas. Com investimento de R$ 2,8 bilhões, a nova pista será construída entre Paraibuna e Caraguatatuba, e mais de 70% do tempo de obra da duplicação da Tamoios será gasto com a escavação de túneis. Dos 21,6 quilômetros de pistas – entre o km 60,4 e o km 82 -, cerca de 12,6 quilômetros são referentes a túneis da obra - o maior deles com 5,5 quilômetros, o mais extenso do Brasil. A duplicação prevê, ainda, a instalação de viadutos (aproximadamente 2,3 quilômetros) e uma ponte. No ano que vem está previsto a entrega dos primeiros quatro quilômetros de duplicação, entre o km 60,4 e o km 64,4.

A operação da nova pista será no sentido litoral-planalto, mas haverá possibilidade de inverter o tráfego se houver demanda que justifique essa medida – como ocorre, por exemplo, nos feriados prolongados. O novo segmento terá rampas menos inclinadas do que o atual trecho de Serra, um traçado menos sinuoso e curvas mais seguras. Até sua conclusão, a obra vai gerar 2.500 empregos diretos.

A conclusão total da obra está prevista para 2020, e a previsão é de que trafeguem por dia no novo trecho cerca de 35 mil veículos. Os principais benefícios esperados com a entrega da obra serão agilizar o escoamento da produção ao facilitar o acesso ao Porto de São Sebastião, melhorar o tráfego em Caraguatatuba e São Sebastião, incrementar o turismo no Litoral Norte e aumentar a segurança viária, com consequente redução no número de acidentes.

 

Veja a seguir as matérias realizadas pela Globo, TV Vanguarda e Band Vale: