Emergências ligue 0800 545 0000

Por um trânsito mais seguro

postado em 22 de maio de 2017


Embora sejam chamadas de acidentes, as tragédias no trânsito poderiam, em sua maioria, ser evitadas. Isso é o que aponta um levantamento do Infosiga SP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito: 94% das ocorrências com vítimas fatais são causadas por falhas humanas, como desatenção e imprudência.

Ou seja, com uma mudança de comportamento podemos transformar essa gravíssima realidade.

Por isso, uma das prioridades do Detran-SP, que desde 2011 vem passando por ampla reestruturação, é investir fortemente em educação para o trânsito.

Agora, neste Maio Amarelo, uma mobilização internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, estamos realizando em todo o Estado a campanha "Foca no trânsito", com o objetivo de alertar a população a respeito da necessidade de ter atenção máxima enquanto se dirige.

Para chamar a atenção de todos de maneira divertida, a ação conta com imagens de uma foca em várias situações no tráfego.

Além disso, "homens-foca" circulam por diversos espaços públicos e privados com a mensagem #FocaNoTrânsito. Trata-se de uma forma leve de tratar um tema pesado.

Abordamos comportamentos inseguros e irresponsáveis, como não utilizar o cinto de segurança, exceder o limite de velocidade, dirigir após ingerir bebida alcoólica e usar o celular ao volante -todos eles exemplos de falhas humanas.

No Brasil, 118 pessoas morrem por dia em acidentes por transporte terrestre, o equivalente a um Boeing 737 caindo diariamente. Outras tantas ficam com graves sequelas após acidentes.

Somente com a conscientização e o comprometimento de toda a sociedade será possível atingir a meta de reduzir em 50% o número de óbitos e acidentes por transporte terrestre até 2020, compromisso que o Brasil firmou com a ONU.

Foi com esse objetivo que o governador Geraldo Alckmin criou, em agosto de 2015, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

No Estado de São Paulo, as estatísticas de acidentes e mortes no vêm caindo. Por isso, pedimos a todos os cidadãos que se unam a nós nessa importante campanha.

MAXWELL BORGES DE MOURA VIEIRA é diretor-presidente do Detran-SP.

 

Fonte: Folha de São Paulo