Emergências ligue 0800 545 0000

Projeto Tamoios de Plantio é considerado um exemplo para o Estado de São Paulo

postado em 22 de dezembro de 2016


Durante a reunião extraordinária dos Conselheiros da ONG Corredor Ecológico, realizada em 17/out/2016, Helena Carrascosa, coordenadora do Projeto Nascentes do Governo de São Paulo e uma das palestrantes do evento, comentou que “a iniciativa do Projeto Tamoios está se tornando um exemplo para o Estado”.

A Concessionária Tamoios, dentre seus compromissos ambientais assumidos junto à CETESB -Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, irá efetuar o plantio de cerca de 420 mil mudas nos próximos 2 anos.

O Projeto vai além do simples plantio e se propõe a proteger as nascentes e matas ciliares, criando corredores que unam os fragmentos de florestas. Por ser um projeto diferenciado com efetivo resultado para o ecossistema e trazendo benefícios sociais, o Governador de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin, demostrou interesse em conhecê-lo e contribuir realizando o plantio de mudas. Sua assessoria informa que é uma questão de agenda.

Com a ONG Corredor Ecológico, a Tamoios contratou o plantio de 350 mil mudas, sendo que, nesse período chuvoso (nov/2016 a mar/2017) serão plantadas, aproximadamente, 167 mil mudas, representando cerca de 100 hectares. No Sítio Renascença, em Paraibuna (SP), serão plantadas 3.134 mudas, sendo o marco inicial do Projeto de Plantio Tamoios.

Helena Carrascosa comentou também que a estratégia adotada de alinhar o plantio ao planejamento da paisagem, permite obter benefícios ambientais inusitados. “Os projetos de restauração das áreas trazem uma contribuição mais efetiva para a formação de corredores ecológicos, mobilização social e recuperação de nascentes e mananciais", comentou Helena.

Na assinatura do contrato com o Corredor Ecológico, a Concessionária foi audaciosa e desejava fazer um projeto modelo. Na data (fim de 2015), o Sr. Marcelo Stachow, Diretor-Presidente da Tamoios, comentou: “O desafio da Concessionária Tamoios e do Corredor Ecológico é desenvolver, com esse projeto, um Modelo de Compensação Ambiental para o Estado de São Paulo”.

Representaram a Concessionária Tamoios na reunião Marcos Elia – Assessor de Comunicação e Flávio Café – Gerente de SSMA.

 


Planejamento de plantio na estação chuvosa de nov/2016 a mar/2017