Paraibuna, município próximo à Tamoios, conquista o certificado de ‘Município VerdeAzul’
O atestado é concedido às Prefeituras Paulistas que elaboraram e executaram políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentáv
A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna recebeu o prêmio ‘Munícipio VerdeAzul’, programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) do estado de São Paulo, que visa estimular e auxiliar os governos municipais na valorização da agenda ambiental local.
Compareceram no Palácio do Governo do Estado de São Paulo para receber o certificado o Prefeito de Paraibuna, Victor Miranda, o Vice-Prefeito, Dr. José Machado, o Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Danilo Canepelle e a Fiscal de Meio Ambiente, Heloiza Helena Prado.
Das 412 cidades participantes, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Neste ano, a Prefeitura de Paraibuna conseguiu atingir a pontuação necessária e foi premiada na categoria Qualificado II, destinada aos municípios com até 9.999 habitantes.
Para a avaliação foram levadas em consideração as atividades, ações, projetos e programas realizados pela Prefeitura no período entre julho de 2022 a junho de 2023, com base em 10 diretivas que objetivam estimular uma gestão ambiental local eficiente e a integração da agenda ambiental municipal com a estadual.
“Quero parabenizar a todos que se envolvem com iniciativas do meio ambiente. Parabenizar toda a equipe da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente pelo trabalho realizado. Saneamento, água e toda a parte ambiental. Esta certificação representa muito para nossa cidade, e é muito bom a gente receber prêmios. Paraibuna cada vez mais sendo premiada, elevando o nome da cidade.”, destacou Victor Miranda.
Danilo Canepelle ressaltou a alegria em receber o prêmio. “Obrigado a toda equipe que participou desse momento de retomada do ranking de Município VerdeAzul. E vamos seguir conquistando melhorias para a questão ambiental e para a qualidade de vida para os nossos munícipes”.
A metodologia do PMVA é idealizada para fazer com que as ações propostas pelo Programa sejam passíveis de execução pelos 645 municípios do Estado de São Paulo, com o objetivo de incentivar a presença da variável ambiental na agenda dos municípios, estimular o Poder Público local a fortalecer o planejamento ambiental em seu território e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com a descentralização.