Alunos de escolas de Paraibuna visitam CRAS pelo Projeto Tamoios & Univap de Educação Ambiental
Visita conclui o projeto, que visava ensinar as crianças sobre as diferenças entre animais domésticos e silvestres e os cuidados com cada um
A Concessionária Tamoios e a Univap, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna, realizaram em outubro a última etapa do Projeto Tamoios & Univap de Educação Ambiental para alunos dos 2º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Paraibuna. Nessa etapa do projeto, os alunos visitaram o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), localizado no campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos. As visitas aconteceram nos dias 20 e 24 de outubro e contemplaram 170 alunos da rede municipal de Paraibuna.
Com o tema “Posse Responsável de Fauna Doméstica e Conscientização sobre Preservação de Fauna Silvestre”, a iniciativa teve por objetivo conscientizar os alunos sobre a diferença entre animal silvestre e animal doméstico, as leis que os protegem, e os cuidados específicos. Durante as visitas, os estudantes conheceram diversas unidades do CRAS, como o museu, o borboletário e o serpentário. Eles também tiveram a oportunidade de interagir com alguns dos animais presentes no local, sempre orientados e sob supervisão dos profissionais da Univap.
Pela prefeitura de Paraibuna, participaram Maria Benedita Santos (Mariazinha) e Benedita Monteiro, respectivamente Diretora de Educação e Supervisora de Ensino. Pela Univap, participaram a professora Dra. Walderez Moreira Joaquim – Bióloga Técnica Responsável pelo CRAS, a professora Dra. Cristina Pacheco Soares – Presidente do CEUA Univap e chefe do laboratório de Biologia Celular da universidade, e alunos do curso de biologia. Pela Concessionária Tamoios, participaram Danilo Leme – Analista de Meio Ambiente, Caio Roberto Ribeiro da Silva – Assistente de Meio Ambiente, João Pedro da Cunha – Assistente de Meio Ambiente, e Rafael Lalli – Assistente de Comunicação.
A primeira etapa do projeto contou com palestras ministradas aos alunos na Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, em Paraibuna, durante os meses de agosto (clique aqui para conferir a matéria) e setembro (confira clicando aqui).
CRAS
A parceria do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e do Centro de Estudos da Natureza do Curso de Ciências Biológicas da Univap com a Concessionária Tamoios existe desde 2015, ano de início do Contrato de Concessão da Rodovia dos Tamoios.
A Professora Walderez Moreira Joaquim, bióloga técnica responsável pelo CRAS, comenta que “a Tamoios faz o resgate de animais em situação de perigo ou atropelados na estrada, e leva-os ao nosso Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, onde recebem todos os cuidados da equipe veterinária e, depois de reabilitados, os próprios técnicos do meio ambiente da Tamoios nos acompanham na soltura dos animais, no mesmo local onde foram resgatados”. Entre os animais resgatados na rodovia dos Tamoios estão aves como o tucano e o gavião, cachorro do mato, lobo, capivara, serpentes, dentre outras espécies.