Emergências ligue 0800 545 0000

Vídeo: Univap reintroduz na natureza cinco aves silvestres

Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap é parceiro da Concessionária Tamoios desde 2015

postado em 14 de julho de 2023


A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizou a reinserção na natureza de cinco aves silvestres. Os animais foram soltos dentro da área de mata da universidade, no campus Urbanova, em São José dos Campos, no dia 6 de julho. Clique aqui para conferir o vídeo.

Foram soltos: 1 canário-da-terra (Sicalis flaveola), 1 coleirinho papa-capim (Sporophila caerulescens), 1 tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) e 2 tucanos-toco (Ramphastos toco), depois de apresentarem as condições clínicas e comportamentais necessárias para reintrodução na natureza. As solturas foram realizadas após liberação da Autorização de Soltura pelo sistema de Gestão de Fauna.

As aves estavam no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap há cerca de seis meses. Lá, o canário e o coleirinho receberam tratamentos médicos para feridas. Além disso, as cinco aves realizaram exames de saúde, passaram por processo de avaliação de comportamento e reabilitação em recinto (lugar delimitado) para aprenderem a fugir de outros animais e procurar alimentos.

Participaram das solturas os Tratadores de Animais da Univap, Antonio de Paula (Toninho) e Deni Biasoli, e as alunas e estagiárias da Univap, Viviane Bessa e Marina De Capitani.

 

Parceria

A parceria do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e do Centro de Estudos da Natureza do Curso de Ciências Biológicas da Univap com a Concessionária Tamoios existe desde 2015, ano de início do Contrato de Concessão da Rodovia dos Tamoios.

Referência em reabilitação de animais silvestres na região, o CRAS da Univap recebe os animais da fauna nativa que não puderam ser afugentados para locais seguros, sendo recolhidos às margens da rodovia ou nas frentes de obras. No CRAS, eles são tratados, reabilitados e, quando possível, reintroduzidos em seu habitat, seguindo a legislação ambiental vigente do estado de São Paulo.