Emergências ligue 0800 545 0000

Dia da Mata Atlântica: Colaboradores Tamoios participam de palestra sobre o tema

Bioma é a segunda maior floresta tropical do país e possui uma das maiores biodiversidades do planeta

postado em 12 de maio de 2023


Colaboradores Tamoios participaram nesta quinta-feira, 11/05, de uma palestra online sobre o bioma Mata Atlântica, em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio. A atividade foi realizada durante o Diálogo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (DSSMA), encontro mensal promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) da Tamoios.

A palestra foi conduzida pela bióloga Vanessa Traly Bard, monitora do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba – e reuniu colaboradores de diferentes áreas. Com o tema “Mata Atlântica – Riquezas e Desafios”, a apresentação abordou assuntos como características do bioma, biodiversidade existente, benefícios para a sociedade, ameaças, políticas, projetos e programas de preservação.

Além de aprenderem mais sobre a Mata Atlântica e sua importância para a sociedade, os colaboradores foram conscientizados sobre o papel de cada um para a proteção ambiental. Atividades individuais, pequenas e rotineiras, como descartar corretamente o lixo, economizar energia e água, e fazer escolhas sustentáveis contribuem para preservar o meio ambiente.

 

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do país, possuindo uma das maiores biodiversidades do planeta. O bioma brasileiro abrange cerca de 12,5% do território nacional e passa por 17 estados. A Mata Atlântica é reconhecida como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Esse bioma proporciona diversos benefícios para a sociedade, como purificação do ar, regulação do clima, proteção de rios, nascentes e solo. Além de movimentar a economia e o lazer, por meio de atividades como agricultura, pesca, extrativismo e turismo. No entanto, ele sofre diversos impactos por atividades humanas que colocam em risco sua existência, como exploração predatória de madeira e espécies vegetais, industrialização e expansão urbana desordenada.

Segundo dados do aplicativo “Aqui tem Mata?”, Caraguatatuba possui 36.053 hectares de Mata Atlântica, o que equivale a quase 47 mil campos de futebol.

 

Parceria

O Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de Mata Atlântica no Brasil. A Concessionária Tamoios e o PESM trabalham em apoio mútuo pela preservação ambiental desde o início da concessão da Rodovia dos Tamoios, em 2015. As ações têm por objetivo promover proteção ambiental por meio de diferentes atividades, como a integração dos colaboradores Tamoios com o parque e o auxílio no monitoramento ambiental da região. A Rodovia dos Tamoios cruza o PESM - Núcleo Caraguatatuba.