Tamoios e Univap fazem soltura de paca
O animal foi encontrado próximo às obras dos Contornos
No dia 17 de março, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizou a reinserção de uma paca (Cuniculus paca), espécie de roedor silvestre, na natureza. O animal foi solto em local próximo ao Contorno de São Sebastião, em área com alto índice de vegetação nativa, perto do local onde ele foi encontrado.
A paca foi resgatada em dezembro de 2022 pela equipe de Fauna Silvestre da GEOTEC Consultoria Ambiental, que é a responsável pelos resgates de animais silvestres que adentrem as obras dos Contornos Norte e Sul, e encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap. O animal chegou com lesões na cabeça, pele e olhos, sendo necessário tratamento clínico. Após cerca de três meses de reabilitação, o mamífero apresentou as condições clínicas e comportamentais necessárias para sua reintrodução na natureza.
Por parte da Univap, a soltura contou com a participação da aluna estagiária do CRAS, Marina Glina De Capitani. Pela Concessionária Tamoios participaram Danilo Leme – Analista de Meio Ambiente, e João Pedro da Cunha – Assistente de Meio Ambiente. Pela GEOTEC participou Luiz Felipe Silva – Coordenador Técnico Ambiental.
Clique aqui para conferir o vídeo.
Parceria
A parceria do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e do Centro de Estudos da Natureza da Univap com a Concessionária Tamoios existe desde 2015, ano de início do Contrato de Concessão da Rodovia dos Tamoios.
Referência em reabilitação de animais silvestres na região, o CRAS da Univap recebe os animais da fauna nativa que não puderam ser afugentados para locais seguros, sendo recolhidos às margens da rodovia ou nas frentes de obras. No CRAS, eles são tratados, reabilitados e, quando possível, reintroduzidos em seu habitat, seguindo a legislação ambiental vigente do estado de São Paulo.