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Nova Serra da Tamoios completa 1 ano: rodovia foi fundamental no atendimento à população afetada pelas chuvas no Litoral Norte

A SP 099 foi a principal rota usada pelos motoristas que desceram a serra e não puderam usar a SP 055 ou Rodovia Mogi Bertioga no Carnaval

postado em 24 de março de 2023


São Paulo, 24 de março de 2023 -  A Nova Serra da Rodovia dos Tamoios (SP 099), que completa um ano de operação neste domingo (26), foi fundamental para a logística de atendimento às vítimas, envio de doações e deslocamento de equipes durante a tragédia provocada pelas chuvas no Litoral Norte de São Paulo. Também foi de suma importância como rota alternativa para os turistas que desceram a serra para se divertir no Carnaval e acabaram surpreendidos pelos desastres, deslizamentos e enchentes provocados pelo temporal.

Muitos motoristas que desceram a serra por outras rodovias durante o Carnaval utilizaram a Nova Serra da Tamoios para retornar de viagem, já que a SP 055 (Rodovia Doutor Manoel Hyppólito Rego) e a SP 098 (Rodovia Mogi Bertioga) foram interditadas em diversos trechos por queda de taludes. Levantamento da ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo apontou que o total de veículos que subiu a serra pela Tamoios durante o Carnaval (196.376) foi 61% maior do que o número dos que desceram (120.069).

Além disso, com a Nova Serra da Tamoios, no dia de maior fluxo de subida durante o Carnaval (21 de fevereiro), quando mais de 70 mil veículos seguiram sentido Vale do Paraíba, foi possível implantar a Operação 3x1 (3 pistas de subida e 1 de descida). Nesse esquema duas faixas da nova pista (túneis) e uma da Serra Antiga funcionaram como subida. A Serra Antiga ficou com apenas uma pista de descida.

A Rodovia dos Tamoios proporcionou ajuda humanitária e o deslocamento de equipes de emergência para atendimento dos desabrigados e recuperação dos trechos afetados. Além disso, a Concessionária e a empresa contratada para obras nos Contornos enviaram máquinas e equipes para auxiliar na limpeza das vias. Nos 14 dias após o Carnaval, mais de 470 mil veículos trafegaram pela Tamoios. De acordo com informações do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Defesa Civil do Estado, 359 toneladas de suprimentos (alimentos, roupas, artigos de higiene e limpeza) foram enviadas para os desabrigados da tragédia.

 

QUEDA DE ACIDENTES NO 1º ANO DE OPERAÇÃO

Se compararmos os dados de acidentes na Serra Antiga houve uma redução de 36,5% nos acidentes. Esta comparação considera os acidentes um ano antes da inauguração da Nova Serra e um ano de operação. Desde então, a Serra Antiga (que era mão dupla) foi repaginada, com duas faixas de descida e acostamento, eliminando principalmente as colisões frontais.

A Nova Serra da Tamoios teve papel fundamental nesta redução de acidentes. Além de oferecer uma pista única para quem segue sentido Vale do Paraíba, a rodovia foi construída com recursos tecnológicos de última geração com câmeras de monitoramento, modernos sistemas de iluminação e de comunicação com o usuário e túneis de serviço para socorro. O resultado é maior fluidez do tráfego, segurança e conforto aos motoristas.

Hoje, o percurso de subida da serra pode ser feito em cerca de 16 minutos, com velocidade de 80 km/h. A duplicação beneficia cerca de 3,3 milhões de habitantes dos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião e de todo o Vale do Paraíba e os mais de 22 milhões de usuários da rodovia por ano.

"A duplicação da Serra da Tamoios, com a inauguração do trecho de subida, trouxe mais segurança aos usuários oferecendo mais conforto e uma rodovia com tecnologia moderna, que visa atender com excelência todos que trafegam pela SP 099”, enfatiza Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP.

 

Nova Serra, trecho de subida

A Nova Serra da Tamoios é composta por seis viadutos e quatro túneis, sendo um deles o maior túnel rodoviário do país, com extensão de 5.555 metros, que recebeu o nome de Antônio de Queiroz Galvão, um dos fundadores do Grupo Queiroz Galvão.

A nova via possui câmeras de monitoramento, um moderno sistema de iluminação com geradores que garantem o funcionamento de todo o sistema, sistema de comunicação com o usuário, aplicativo, sistema Wi-Fi e telefones de emergência a cada 60 metros, além de túneis de serviço para socorro a emergências. Com a obra foram gerados 3 mil empregos e o investimento foi de cerca de R$ 3 bilhões.

 

Sustentabilidade

Outra preocupação na implantação da Nova Serra foi garantir uma construção sustentável, atendendo às diretrizes do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. Além do uso de Cable-Crane, um teleférico de cargas utilizado na construção de um dos viadutos do trecho em Serra, que permitiu a preservação de uma área equivalente a 40 mil m² de Mata Atlântica, o Projeto Tamoios de Plantio, realizou o plantio de 450 mil árvores numa área de 261 hectares.

Há também uma parceria com a Univap – Universidade do Vale do Paraíba, por meio do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), que promoveu o resgate e a reinserção de animais em seus habitats naturais.

Durante a obra foi desenvolvido um projeto em conjunto com o Parque Estadual da Serra do Mar, que promoveu o treinamento dos colaboradores em relação aos cuidados específicos com o Parque e à importância da preservação ambiental.

 

Nova Serra da Tamoios (pista de subida)

  • 22 quilômetros de extensão
  • Os túneis possuem 664 câmeras, que identificam emergências e permitem videomonitoramento pela Polícia Militar Rodoviária
  • Rede Wi-fi em toda sua extensão, rádio Web e aplicativo que inclui um botão “S.O.S”
  • Callbox (telefones de emergência) a cada 60 metros
  • Brigada de incêndio criada especialmente para atendimento nos novos túneis
  • Sistema de alto-falantes e saídas de emergências a cada 200 metros; medidores da qualidade do ar, sistemas de ventilação e detectores de calor.

 

Texto base: Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – em 24 de março de 2023.