Emergências ligue 0800 545 0000

Governo do Estado faz visita técnica às obras do talude do km 52 da Tamoios

Secretária de Meio-Ambiente & Infraestrutura & Logística, Secretário de Parceria em Investimentos e o Diretor-Geral da ARTESP vistoriaram as

postado em 07 de março de 2023


No último sábado (4), Natália Resende – Secretária de Meio-Ambiente, Infraestrutura e Logística, Rafael Benini – Secretário de Parceria em Investimentos e Milton Persoli – Diretor-Geral da ARTESP realizaram visita técnica às obras de recomposição do talude do km 52 da Rodovia dos Tamoios, pista sentido Litoral, em Paraibuna. As intervenções foram iniciadas no último dia 18 de fevereiro e são realizadas pela Concessionária Tamoios, sob a fiscalização da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo. A obra ocorre devido à queda de um barranco que ocupou parte da pista e tem previsão de liberação parcial ao tráfego em 45 dias. O prazo de conclusão dos serviços é de até 17 meses.

 

O grupo também visitou o Novo Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária Tamoios, onde houve apresentações sobre as obras. Em seguida, a comitiva conferiu o andamento das obras dos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião.

 

 

Obras no km 52

O pacote de melhorias para a recomposição do talude contempla serviços de terraplenagem, contenção do muro com implantação de solo grampeado com tela metálica, instalação de cortina atirantada, retaludamento com plantio de grama e serviços de drenagem com linha DHP (Dreno Subhorizontal Profundo), que captam as águas distantes e conduzem para fora do local, técnica utilizada para estabilização de encostas naturais. As obras visam garantir segurança aos cerca de 35 mil motoristas que usam diariamente este trecho da Rodovia dos Tamoios.

 

 

Contornos Caraguatatuba e São Sebastião

Também são realizadas obras dos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião, projeto que contempla 33,9 quilômetros de pista e inclui 46 obras de arte especiais - entre pontes e viadutos e seis conjuntos de túneis.

 

Os Contornos agilizarão o escoamento dos polos de agronegócios, produção siderúrgica, máquinas e equipamentos para o Porto de São Sebastião, permitindo que caminhões e carretas acessem o porto sem a necessidade de atravessar o viário municipal. A obra também impulsionará o desenvolvimento socioeconômico da região e incrementará o turismo no Litoral Norte de SP.