Colaboradores da Tamoios participam de integração com o Parque Estadual Serra do Mar
Palestra online apresentou as atividades da unidade de conservação ambiental
Os colaboradores da Concessionária Tamoios participaram de uma integração sobre o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) no dia 30 de novembro. A ação, ministrada de modo virtual pelos monitores ambientais Ailton Silva Souza e Jucelia Adriana Silva Soares Mota, teve por objetivo apresentar aos colaboradores o parque e a importância da preservação do meio ambiente.
Além de apresentar os componentes ecológicos protegidos pelo Parque Estadual, a palestra mostrou aos colaboradores outras atividades ambientais desenvolvidas pela instituição, como a execução de pesquisas científicas e o turismo e recreação ecológicos. Esses trabalhos são realizados de forma a promover o equilíbrio entre a proximidade da sociedade no cenário ambiental e a preservação do ecossistema. Para isso, o PESM e os demais órgãos responsáveis ficam atentos a eventuais tentativas de desmatamento, poluição ou exploração da fauna e da flora.
A Rodovia dos Tamoios passa pelo PESM, no Núcleo Caraguatatuba. Desde o início da concessão, todos os colaboradores que trabalham no perímetro do Parque passam por atividades de integração na instituição. A ideia é que os trabalhadores conheçam o local, a biodiversidade presente na região e maneiras de contribuir para a proteção ambiental. O Presidente da Concessionária Tamoios, Marcelo Stachow, foi o primeiro colaborador Tamoios a participar do programa de integração.
Caio Ribeiro, Assistente de Meio Ambiente da Concessionária e mediador do evento, ressalta a importância das ações individuais para a preservação da natureza. “O papel que cada um desempenha dentro e fora da Tamoios é essencial para que o patrimônio ambiental que temos seja mantido com nossas ações do dia a dia”.
Parque Estadual Serra do Mar
Fundado em 1977, o Parque Estadual Serra do Mar é a maior unidade de preservação da Mata Atlântica e seu objetivo é proteger a fauna, flora, clima, solo e outros processos ecológicos relacionados ao ecossistema. A área total é administrada por 10 núcleos. Ao todo, são 332 mil hectares conservados em 25 municípios paulistas, entre eles Caraguatatuba – cujo local preservado tem 35 mil hectares – e São Sebastião.
Dentro da reserva, 1.361 espécies de animais podem ser encontradas. Esse número inclui alguns animais sob risco de extinção que são protegidos pelo parque, como a onça-pintada, a anta e o muriqui-do-sul. A diversidade da flora também é grande, com 1.200 espécies de plantas catalogadas – entre elas, a palmeira-juçara, árvore nacional que também corre risco de desaparecer.