A Serra Antiga foi liberada ao tráfego às 22h56 desta quinta-feira (22). O trecho estava interditado desde às 9h41, quando o Sistema de Monitoramento Meteorológico Tamoios alertou riscos, devido ao alto nível pluviométrico. Após a interdição, houve queda de 1 barreira no km 73+800 sem vítimas.
Com a liberação, a rodovia volta à sua configuração normal com trânsito sentido litoral fluindo somente pela Serra Antiga e trânsito sentido São José dos Campos fluindo somente pela Serra Nova.
Em caso de chuvas, o trecho poderá ser interditado novamente e a Operação Comboio com Pare & Siga será acionada na Serra Nova.
A Nova Serra possibilitou que o usuário tivesse uma alternativa no caso de fechamento da Serra antiga, o que não ocorria antes de sua inauguração, em março deste ano. Pela primeira vez a nova pista está sendo utilizada no sentido litoral. Por questões de segurança viária, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) permite a operação da Nova Serra em apenas um sentido por vês (isto é, subindo ou descendo). Por isso, é necessário que seja concluída uma viagem em um sentido para se iniciar outra no sentido oposto – por isso o sistema Pare e Siga. Também determina que, no caso de descida, não é permitida a viagem de carros de passeio e veículos comerciais ao mesmo tempo. Assim, os comboios desses dois tipos de automóveis precisam ser feitos separadamente. Importante lembrar que os comboios são feitos em velocidade reduzida.
Toda a operação de hoje foi realizada com total segurança para os usuários, não tendo ocorrido qualquer acidente.
Acompanhe a situação pelo Twitter Tamoios, Rádio Web Tamoios, App Tamoios e site Tamoios.