Tamoios prestigia inauguração de pavilhão da música no Parque Vicentina Aranha
O Parque Vicentina Aranha, de São José dos Campos, inaugurou na manhã do último sábado (29) um novo espaço de educação e cultura em sua sede. O Pavilhão Marina Crespi foi restaurado recentemente e abrigará um Centro de Documentação Musical.
O evento contou com a participação de autoridades, membros de diferentes instituições, representantes da iniciativa privada e importantes nomes da cultura da cidade. Representando a Concessionária Tamoios participou Marina Alves (Analista de Comunicação).
O evento faz parte do calendário de comemorações dos 98 anos do parque.
Em 2021, a Tamoios utilizou as Leis de Renúncia Fiscal e efetuou doações para Parque Vicentina Aranha, Fundo do Idoso de São José dos Campos, Projeto Rugby do Instituto Brantz e Museu do Folclore de São José dos Campos.
SOBRE O PAVILHÃO
Inaugurado em 1924, o Pavilhão Marina Crespi era destinado a mulheres pensionistas, que podiam pagar pelo tratamento. Casada com o conde Rodolfo Crespi, importante industrial italiano radicado em São Paulo, a condessa Marina Regoli Crespi ficou conhecida por atuar em atividades beneficentes e prestar auxílio financeiro a diversas instituições de caridade, uma delas foi integrar a comissão que angariou recursos para o início da construção do Sanatório Vicentina Aranha.
Homenageando em vida importantes expoentes da cultura do Vale do Paraíba, o pavilhão abrigará salas com nomes de dois fundadores do Clube do Choro Pixinguinha – o saxofonista e maestro José Antônio Cunha e o bandolinista Jorge Israel (conhecido por Jorge do Bandolim) e da violinista Yolanda Borghoff (que foi presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de 1989 a 1990). No espaço, também foi reinaugurada a Sala de Leitura Reginaldo Poeta (em memória).
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos (https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2022/abril/30/entrega-de-pavilhao-restaurado-marca-aniversario-do-vicentina/)