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ARTESP e Concessionárias apoiam a campanha Janeiro Roxo de incentivo ao diagnóstico precoce da Hanseníase

postado em 17 de janeiro de 2022


A ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo e as 20 concessionárias que estão sob gestão da Agência promovem, entre os dias 15 e 31 de janeiro, ações de apoio à campanha Janeiro Roxo. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da Hanseníase. A campanha deste ano, “Todos contra a hanseníase”, acontece em parceria com a Sociedade Brasileira de Hansenologia. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial da doença, ficando atrás apenas da Índia. Por ano, são notificados em média cerca de 30 mil novos casos em nosso país.

As concessionárias vão exibir mensagens nos 414 Painéis Eletrônicos de Mensagens Variáveis (PMVs) instalados nas rodovias paulistas sob concessão, que totalizam 11,7 mil quilômetros e abrangem 293 municípios do Estado de São Paulo. Serão veiculadas nos  PMVs frases como  “Todos Contra a Hanseníase” e “Manchas na pele: procure um médico”. 

“A ARTESP apoia campanhas que visam promover a saúde e a qualidade de vida da população. Queremos contribuir cada vez mais para que os nossos usuários estejam bem informados sobre assuntos que tenham impacto no seu dia a dia. A  Hanseníase é uma doença que tem tratamento, se for diagnosticada rapidamente”, explica Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP.

 

Sintomas e diagnóstico

A hanseníase pode se manifestar com manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele e diminuição ou perda de sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e calor, além de sensações de dormência, formigamentos ou fisgadas nas áreas afetadas. 

“O diagnóstico é clínico e o médico pode pedir exames complementares. O diagnóstico precoce pode evitar sequelas incapacitantes e irreversíveis. A prevenção contra a doença é a informação, para que o doente procure atendimento médico – isso ajuda no controle da transmissão do bacilo”, ressalta Claudio Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia.

A ARTESP e as concessionárias também vão elaborar conteúdos para suas redes sociais e para seus públicos internos, enfatizando a campanha. 

 

Sobre o Janeiro Roxo

Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês e adotou a cor roxa para ações de conscientização sobre a doença. A campanha “Todos Contra a Hanseníase” acontece durante o ano inteiro, mas é intensificada durante o mês de janeiro. A campanha é parceira do World NTD Day (Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas) promovido pela corte do príncipe herdeiro de Abu Dhabi e as parcerias no Brasil entram no balanço de ações brasileiras voltadas ao combate da hanseníase para os organizadores.

 

Para mais informações sobre a Hanseníase, acesse:  http://www.sbhansenologia.org.br/ 

Fonte: ARTESP