Emergências ligue 0800 545 0000

Tamoios é finalista do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2021

Evento é organizado pela Gerdau e ABECE e está em sua 18ª edição

postado em 06 de outubro de 2021


O projeto do viaduto V3 da duplicação do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios, construído com a ajuda do Teleférico de Carga (Cable-Crane), está entre os finalistas do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, uma iniciativa da Gerdau e da ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, considerado a mais importante premiação da engenharia estrutural brasileira.

O evento tem como objetivo reconhecer e premiar os profissionais ou empresas que desenvolvem projetos de destaque na engenharia de estruturas e é considerado o evento mais importante da engenharia estrutural do país. Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por profissionais indicados pela Gerdau e pela ABECE, seguindo critérios de: concepção estrutural, processos construtivos e uso adequado de materiais, originalidade, monumentalidade, implantação harmônica em relação ao ambiente, e esbeltez e deformabilidade. 

O viaduto V3 está na categoria Infraestrutura, e, além da premiação dos especialistas, está aberta a votação do público pelo link https://www.premiotalento.com.br/2021/votacao.aspx

A duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios vence um desnível de 750m, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. O projeto tem uma sequência de túneis e viadutos como solução, reduzindo o impacto no meio ambiente.

O viaduto V3 está implantado no meio da serra em uma região de difícil acesso. Sua geometria foi desenvolvida numa curva com raio aproximado de 500m, concebido em seção caixão unicelular protendida, construída pelo processo dos balanços sucessivos moldado ‘in-loco’ e vãos extremos em grelha de vigas pré-moldadas protendidas. A superestrutura do balanço sucessivo, composta de um vão principal de 125m e 2 vãos de equilíbrio de 62,5m, consumiu 3.097m³ de concreto, 540 toneladas de aço CA50 e 182 toneladas de aço CP190. Para sua construção foi montado um teleférico de carga (Cable Crane) com capacidade de 20 toneladas, que eliminou a necessidade de um caminho de serviço, reduzindo o impacto ambiental e preservando 40.000m² de mata nativa. O projeto do Teleférico de Carga (Cable-Crane) conquistou o Prêmio ECO de Sustentabilidade 2017 da Câmara de Comércio Americana (AMCHAM) & Jornal O Estado de SP, foi apresentado na COP da Alemanha (2017) e apresentado em evento organizado pela União Europeia (2019).