PROJETOS 2025
Restauro do Pavilhão São João do Parque Vicentina Aranha
A Concessionária Tamoios patrocina através da Lei Rouanet a restauração do Pavilhão São João – um dos prédios históricos localizados no interior do Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. Em meados do século XX o local recebia pacientes do gênero masculino que não possuíam recursos financeiros e que necessitavam de tratamento para doenças respiratórias no Sanatório Vicentina Aranha.
O projeto de restauro visa recuperar a estrutura do prédio, resgatar a história do local e transformá-lo em um novo espaço público de cultura e conhecimento.
São José Vôlei | Temporada 2024/2025
Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a Concessionária Tamoios patrocina a temporada 2024/2025 do São José Vôlei. O time foi criado em 2021 e, desde então, participa de diversos campeonatos da categoria conquistando importantes resultados. O projeto cuida dos atletas de alto rendimento e investe em ações das categorias de base (masculinas e femininas). Através de uma parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, o projeto conta hoje com cerca de 400 atletas (do pré-mirim ao juvenil).
O projeto permite que o esporte seja levado à população proporcionando incentivo à saúde, qualidade de vida e desenvolvimento social.
BETA – Bolsas de Estudo para Talentos Acadêmicos
Em 2025, a Concessionária Tamoios patrocina o Programa BETA (Bolsas de Estudos para Talentos Acadêmicos) por meio da FUMDICAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O projeto apoia o desenvolvimento acadêmico e social de adolescentes de 13 a 17 anos com alto potencial escolar e de famílias de baixa renda de São José dos Campos. Por meio do projeto, esses estudantes recebem condições de cursar o Ensino Médio e instituições de excelência acadêmica com o apoio de parceiros estratégicos.
Em 2025 o projeto deverá atender 12 jovens.
Atequenfim
O projeto Atequenfim conta com o patrocínio da Concessionária Tamoios em 2025. A proposta é trabalhar o desenvolvimento de crianças da primeira infância através da leitura. O projeto conta com um box de 4 livros que tratam de temas sociais, ambientais e emocionais. Esses livros são discutidos com profissionais da educação, apresentados às crianças e transformados em oficinais culturais.
O projeto trabalha conceitos de regeneração e superação tratados a partir da tragédia registrada no município de São Sebastião em 2023.
_____________________________________________________________________________________________________
Projeto O Verde e o Azul no Vale
O projeto “O Verde e o Azul no Vale”, é um programa de mobilização socioambiental do corredor ecológico e é voltado para os alunos das escolas públicas da região do Vale do Paraíba.
O objetivo do programa é contribuir com a formação da consciência ambiental da comunidade escolar, ensinando qual seu papel na preservação do meio ambiente, sendo parte integrante e transformadora.
A iniciativa conta com kits educativos que são entregues aos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental de toda a rede pública.
Em sua primeira edição, tem como tema “O Verde e o Azul no Vale – Caminhos da Mata Atlântica”, sendo o valor da paisagem sua inspiração. O programa acontece nas cidades de Paraibuna e Jambeiro, mas pretende crescer para outras regiões do Vale do Paraíba. O projeto é uma parceria entre a ONG Corredor Ecológico e a Concessionária Tamoios.
Caso queira saber mais sobre o programa, escreva para educação@corredorecologico.org.br.
_____________________________________________________________________________________________________
Programa de visitas às Obras - Tamoios
O programa de visita da Tamoios teve como objetivo aproximar as partes interessadas com as atividades que foram desenvolvidas nas obras de duplicação do trecho de serra.
Os grupos eram guiados por engenheiros, técnicos de segurança e diversos profissionais envolvidos diretamente nas obras, recebendo informações sobre a rodovia, o método construtivo e andamento das obras, orientações de segurança e um material informativo da concessionária.
A maioria dos grupos foi formada por estudantes e professores de universidades do estado de São Paulo. As visitas tiveram o intuito de proporcionar uma experiência prática, estendendo os ensinamentos dados em sala de aula.
O Programa de visita às obras da Tamoios visa sempre a integração com a sociedade e a transparência das atividades desenvolvidas nas obras.
_____________________________________________________________________________________________________
CRAS
O CRAS- Centro de Reabilitação de Animais Silves, está localizado dentro da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP e é parceiro da Concessionária Tamoios para o atendimento veterinário de animais silvestres.
A parceria tem como objetivo a destinação de animais silvestres resgatados na área de concessão da rodovia e nas obras sob sua responsabilidade.
Todos os animais silvestres resgatados são encaminhados ao Mantenedor de Fauna Silvestre, onde são tratados, reabilitados e, quando possível, reincorporados ao seu habitat natural.
A parceria entre Tamoios e UNIVAP comtemplou investimentos, que foram fundamentais para melhorias nas instalações do CRAS, possibilitando o atendimento dos animais resgatados em um centro de referência e de excelência.
O Mantenedor possui instalações para realizar procedimentos cirúrgicos, atendimentos emergenciais e análises laboratoriais. Mantém animais não aptos à soltura em uma área com cerca de 8.000 m2, na qual existem recintos internos e externos para animais silvestres de hábitos terrestres e semiaquáticos, um Serpentário, onde são realizadas pesquisas científicas, e um Borboletário, utilizado para fins de educação ambiental.
_____________________________________________________________________________________________________
PROJETO TAMOIOS DE PLANTIO
Parceria com Corredor Ecológico
A Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba trabalhou a partir de uma metodologia que contemplou desde a mobilização social de produtores e comunidade do entorno até a formação de corredores ecológicos. A ONG realizou a escolha de áreas a serem plantadas, espécies e mudas, sempre em contato com as prefeituras e lideranças locais.
A Concessionária Tamoios, financiadora do projeto, tem inclusive em sua Missão e em sua Política um direcionamento estratégico de compromisso socioambiental.
Dessa maneira, a Concessionária Tamoios e o Corredor Ecológico realizaram um projeto que desenvolveu um projeto de plantio reconhecido pelas autoridades ambientais como Modelo para o Estado de São Paulo.
Parceria com Instituto Conservação Costeira (ICC)
O Projeto Restaura Litoral é conduzido pelo Instituto Conservação Costeira (ICC), em São Sebastião (SP). A ação tem por objetivo restaurar a Serra do Mar dando vida às 851 cicatrizes que foram deixadas pela tragédia de fevereiro de 2023 na região da Vila Sahy. Com uma equipe multidisciplinar, o Instituto mapeou cada cicatriz e selecionou mais de 20 espécies da Mata Atlântica para fazer renascer a vida nesses locais.
O projeto consiste em lançar cápsulas de sementes por meio de drones. Essas biocápsulas são reaproveitadas da indústria de medicamentos (pois não passaram nos testes de controle de qualidade da área) e têm por objetivo proteger e nutrir as sementes sem utilização de produtos químicos.
Após processadas, as biocápsulas recebem sementes de árvores nativas e são dispersadas por meio de drones de alta capacidade que irão permitir o acesso às áreas íngremes da Serra do Mar que são inacessíveis por meio terrestre.
Após o lançamento das sementes, haverá acompanhamento da evolução da atividade.
Parceria com Plantverd
O projeto de Restauração Ecológica, na Ilha Anchieta, é fruto de parceria com a Plantverd e prevê a regeneração de 22ha de áreas degradadas utilizando técnicas de condução da regeneração natural, remoção de espécies exóticas e plantio de espécies nativas.