Emergências ligue 0800 545 0000

Parceiros



 

A parceria da Concessionária Tamoios com a UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba tem como objetivo a destinação de animais silvestres resgatados na área da concessão (rodovia) e nas obras sob responsabilidade da Concessionária Tamoios. Os animais silvestres que são recolhidos na faixa de domínio da Rodovia dos Tamoios (SP-099) ou durante as obras (de duplicação da pista ou outras) são encaminhados ao CRAS – Centro de Reabilitação e Animais Silvestres, onde eles são tratados, reabilitados e, quando possível, reincorporados ao seu habitat natural.

Esta parceria contemplou investimentos no Mantenedor de Fauna Silvestre da UNIVAP, permitindo a evolução do espaço para um CRAS. A Tamoios financiou as obras para instalação de uma área de quarentena, uma clínica para os animais, uma área de contenção e parte das instalações do CRAS. Além disso, financiou uma série de equipamentos, ajudando a UNIVAP a ter um centro de referência e de excelência no atendimento a animais silvestres.

Pensando no desenvolvimento das gerações futuras, essa parceria contempla ainda bolsas de estágio na área ambiental da própria UNIVAP.

A Instituição: A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, é uma das maiores universidades do Vale do Paraíba, de ensino, pesquisa e extensão. A Universidade possui mais de 40 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, além de Educação Continuada e a Pós-Graduação Stricto Sensu, com seis programas de Mestrado e três de Doutorado. 

Em Outubro/2015, diretores da Concessionária Tamoios visitaram o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres na UNIVAP. 

Em Março/2016, a área de Quarentena ficou pronta


A Concessionária Tamoios tem a obrigação legal de executar plantios compensatórios para a supressão de vegetação realizada durante suas obras. Foram plantadas cerca de 450 mil árvores, recuperando uma área maior do que 200 hectares. Para isto, a Concessionária Tamoios estabeleceu uma parceria com a instituição Associação Corredor Ecológico Vale do Paraíba, que é uma ONG com excelente reputação na região.

Essa parceria possibilitou a conexão de fragmentos florestais e a recuperação de áreas de preservação permanentes (rios e nascentes), trazendo maiores chances de sobrevivência para os animais e plantas da região. O plantio também teve um viés social, proporcionando a mobilização dos proprietários interessados na recuperação de suas áreas e realizando programas de educação ambiental para as comunidades do entorno das áreas selecionadas.

Os benefícios do projeto são inúmeros, destacando-se sua contribuição para a questão hídrica (proteção e recuperação das áreas de preservação permanente), a redução do aquecimento global e a regulamentação fundiária, através do auxílio na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das áreas plantadas.

 

 

“O desafio da Concessionária Tamoios e do Corredor Ecológico é desenvolver, com esse projeto, um Modelo de Compensação Ambiental para o Estado de São Paulo”.

(Marcelo Stachow – Presidente da Concessionária Tamoios de 2015 a 2023)

 

“Esse é um projeto de visão. Quem a ele se conectar, assumirá um importante compromisso e o desafio de participar de uma iniciativa pioneira que trará benefícios para toda a sociedade no curto, médio e longo prazos.”

(José Luciano Penido – Presidente do Conselho Deliberativo do Corredor Ecológico e Presidente do Conselho de Administração da Fibria)

 

 

A Instituição: O Corredor Ecológico do Vale do Paraíba surgiu em 2006 com o objetivo de recompor a Mata Atlântica e preservar os aspectos culturais da região. O Corredor tem várias parcerias empresariais com histórico de importantes realizações no desenvolvimento do Vale do Rio Paraíba do Sul.

Sua Missão é “Implantar corredores ecológicos no Vale do Rio Paraíba do Sul, recuperando ou enriquecendo, conectando e conservando fragmentos de florestas entre as Serras da Mantiqueira e do Mar, com engajamento de pessoas, organizações e comunidades.”

 

   

 

Em março de 2016 a Concessionária Tamoios associou-se ao Instituto Ethos. A parceria entre as instituições foi concebida ainda durante a criação da Tamoios, dentro de um Plano Estratégico de posicionamento da empresa em relação aos seus princípios éticos e de atuação junto à sociedade.
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. 
                                                                                                
“Dentro de sua Missão, a Concessionária Tamoios se compromete com os temas do Desenvolvimento Sustentável. Esse alinhamento de idéias com o Instituto Ethos nos leva a essa importante parceria”, afirma Marcelo Stachow – Presidente da Tamoios.

“O Instituto Ethos tem como desafio reunir empresas interessadas em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. É com grande satisfação que temos agora a associação com a Concessionária Tamoios”, diz Caio Magri – Diretor Executivo do Instituto Ethos.

A Instituição: O Instituto Ethos propõe-se a disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, ajudando as instituições a:

•    Compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável;

•    Implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo;

•    Assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades;

•    Demonstrar a seus acionistas a relevância de um comportamento socialmente responsável para o retorno em longo prazo sobre seus investimentos;

•    Identificar formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum;

•    Prosperar, contribuindo para um desenvolvimento social, econômica e ambientalmente sustentável.

A Concessionária Tamoios é empresa parceira do Parque Vicentina Aranha de São José dos Campos. O local é patrimônio histórico do município tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). 

Inaugurado em 1924, o local funcionou incialmente como centro para tratamento de tuberculose da América Latina. Foi o primeiro sanatório de São José dos Campos e um dos primeiros do país.

Em 2006 a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007. 

Utilizando as leis de renúncia fiscal, em 2020 e 2021, a Tamoios efetuou doação contribuindo com a realização de projetos culturais na cidade.

Hoje, o Parque recebe cerca de 70 mil visitantes por mês em busca de qualidade vida. Atividades culturais, ambientais e físicas também são oferecidas gratuitamente ao público em uma extensa agenda de programação que traz atrações musicais, cinema, teatro, arte, história e muito mais.

Saiba mais sobre o Parque Vicentina Aranha de São José dos Campos em:  https://www.pqvicentinaaranha.org.br/

 

 

A Concessionária Tamoios é empresa parceira do Museu do Folclore de São José dos Campos. O museu é um equipamento público de SJC que oferece diversas atividades gratuitas, com o objetivo de valorizar, divulgar e preservar o folclore do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Utilizando as leis de renúncia fiscal, em 2021, a Tamoios efetuou doação que viabilizará a produção do projeto de restauro das edificações que compõem o Museu do Folclore.

Criado em 1987, o Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) que funciona nas dependências do Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade). Nasceu da vontade da própria comunidade joseense de conhecer sua cultura e valorizá-la para preservá-la.

O local desenvolve ações de pesquisa, documentação e divulgação da cultura popular reunindo vasto acervo museológico, bibliográfico, sonoro e audiovisual, além de realizar atividades culturais e educativas relacionadas ao folclore brasileiro.

Saiba mais sobre o Museu do Folclore em:  http://www.museudofolclore.org/

 

 

A Concessionária Tamoios financia e apoia o Projeto Restaura Litoral Norte, que tem como objetivo restaurar 200 hectares de encostas de São Sebastião que foram devastadas nos temporais de fevereiro de 2023.

O Projeto é realizado pela ONG Instituto Conservação Costeira (ICC) que é uma entidade ambientalista responsável por criar e cogerir a APA (Área de Preservação Ambiental) BALEIA SAHY, Unidade de Conservação de uso sustentável localizada entre as praias da Barra do Sahy e Baleia em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. 

É nesse local de rica biodiversidade que o ICC desenvolve suas atividades de educação ambiental, monitoramento ambiental, geração de emprego e renda com a participação da comunidade local e diversos segmentos.

Após a tragédia de fevereiro 2023, o ICC buscou soluções que englobassem a restauração socioambiental das 851 cicatrizes que rasgaram a Serra do Mar utilizando tecnologia inovadora. O resultado foi a formulação do Projeto Restaura Litoral Norte, que tem a aprovação da Fundação Florestal e da CETESB.